Rosi Kariri

História e cultura indígena e suas influências na cultura do Brasil


O projeto terá como principal objetivo oferecer uma palestra em “História e Cultura Indígena” para professores e pedagogos (estando aberto, também, a demais interessados). Em paralelo, o local utilizado para o curso de formação terá a finalidade de se estabelecer como um espaço de divulgação da tradição indígena

A principal importância do projeto é capacitar professores e pedagogos a lecionarem disciplinas sobre “História e Cultura Indígena”, bem como difundir e valorizar o conhecimento e a tradição indígena brasileira. Sua repercussão será a de formar cidadãos conhecedores de sua própria história a partir do enfoque indígena, o que complementará outros enfoques, como o europeu e africano, e permitirá uma qualidade melhor de ensino. Ademais, os estudantes formados com esta nova abrangência poderão entender melhor as raízes brasileiras, bem como a importância e valorização da diversidade cultural para a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. Soma-se a esta repercussão do projeto, a inserção de indígenas na sociedade e o incentivo à formação de professores indígenas, bem como um intercâmbio cultural e a promoção de sujeitos sociais em prol da construção coesões culturais dentro da sociedade brasileira.

Diante do contexto atual de recuperação das raízes da cultura brasileira no Ensino nacional com a criação da Lei n° 11.465/08 que institui a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-brasileira e Indígena” nas escolas brasileiras, o projeto irá oferecer a capacitação de professores e pedagogos a lecionarem “História e Cultura Indígena” em escolas e centros educacionais.

Este objetivo estará contribuindo para a implementação da lei 11.645/08 que obriga a inclusão do estudo da história e cultura indígena em todas as disciplinas, principalmente história e geografia, nas escolas públicas e privadas. Desta forma, os estudantes poderão obter uma formação que resgate a memória e constituição da identidade brasileira e demonstre a importância e contribuição dos povos indígenas na formação política, social e econômica da sociedade nacional. Por outro lado, o projeto também estará resgatando a importância dos povos indígenas como atores políticos e sujeitos da formação social brasileira, ao estimular a prática de ensino e difusão da história e cultura indígena, protagonizadas pelos próprios indígenas. Ademais, os cursos propostos no projeto, promovem um contato maior com a população indígena e o ensino terá a profundidade e veracidade de sujeitos que vivenciam sua própria cultura, o que transpassará uma mera abstração e teoria de livros didáticos e idéias construídas por não-índígenas.

Rosi Kariri

Ocupação indígena brasileira, antes da colonização portuguesa

Região Nordeste





Os dois mapas foram reproduzidos do livro:

NIMUENDAJU, Curt. Mapa etno-histórico de Curt Nimuendaju. Rio de Janeiro: IBGE, 1981
Disponível no acervo da AIKA - Associação Indígena Kariri - contatoaika@hotmail.com