Dennis de Oliveira

Negros, Índios e o Brasil - diálogos na cultura

Passados sete anos da promulgação da Lei que torna obrigatório o ensino de História da África e Cultura Africana e Afro-Brasileira, lei esta que foi modificada dois anos atrás com a introdução da temática indígena, o evento a ser realizado na Caixa Cultural: Negros, Índios e o Brasil - diálogos na cultura é de grande importância para a consolidação da discussão destes temas com os profissionais da educação.

Chamo a atenção para a importância da Educação ser o campo privilegiado para a formação de uma consciência entre crianças e jovens, os futuros cidadãos, da natureza da diversidade cultural da sociedade brasileira. Um cidadão que não tiver este olhar, não saberá contribuir para construir um ambiente de efetivo diálogo intercultural, objetivo, alías, presente no último relatório sobre Diversidade Cultural elaborado pela Unesco, em outubro de 2009.

A diversidade cultural é, ao mesmo tempo, uma realidade e uma possibilidade de utopia. Realidade pois o encurtamento das distâncias promovido pelo fenômeno chamado de “globalização” evidenciou as diferenças na humanidade, reforçando a idéia que existem vários tipos de concepções de ser humano. Esta realidade posta em jogo coloca-nos em uma encruzilhada: ou esta diversidade será um pólo para intensificar as intolerâncias, o racismo e a xenofobia, criando um ambiente de conflitos e massacres genocidas que, infelizmente, ocorrem em grande escala em muitas localidades no mundo; ou esta diversidade é uma possibilidade de construir um ambiente de efetivo diálogo intercultural, de construir estruturas sociais baseadas na tolerância e no respeito mútuo e, mais que isto, centrados no princípio do diálogo. Como diria o saudoso pensador Milton Santos, a globalização como perversidade ou como possibilidade.

A possibilidade implica uma construção e construção necessita de agentes com novas idéias. A Educação com sua notável missão de preparar os cidadãos do futuro é um lugar apropriado para se construir este novo, daí a importância da mudança na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional) feita por estas leis (10639 e 11645) e sua efetiva implementação. O projeto Negros, Índios e o Brasil - diálogos na cultura é mais um passo dado para que isto se realize.

A metodologia proposta por estes encontros privilegia não apenas a transmissão de informações mas a efetiva participação do professor. O objetivo deste projeto é partir dos conceitos e conteúdos expostos para uma reflexão sobre possibilidades de construção de práticas pedagógicas na sala de aula. O(a) professor(a) é chamado(a) assim não apenas para ouvir, mas para construir coletivamente idéias que possam contribuir para a implementação plena da Lei 11645.

Prof. Dr. Dennis de Oliveira