Dirléia Mathias

A SALA DE AULA, ESPAÇO DE FORMAÇÃO


“ O Conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido.”
Provérbio Africano

É importante perceber como profissionais da educação, responsáveis pela transmissão do saber elaborado, sistematizado , acumulado de que forma temos transmitido o conhecimento para os sujeitos aos quais estamos formando. A Escola é um espaço de formação privilegiado ?

“ O Brasil ao longo de sua história, estabeleceu um modelo de desenvolvimento excludente, impedindo que milhões de brasileiros tivessem acesso a escola ou nela permanecessem”. E esta permanência tem sido um desafio para nós educadores.”

Desafio no sentido que depende do entendimento do que é direito, do que é uma escola para todos e exige uma concepção do que é uma educação para todos. Necessita-se de uma prática pedagógica diferenciada, comprometida com a construção de uma sociedade com as suas diferenças étnico-raciais , socais e culturais, uma educação inclusiva que não seja só de discurso , mas de fato e atitudes.

Durante a experiência que tenho vivenciado como Pedagoga, percebo que são as práticas pedagógicas utilizadas como uma das linguagens do aluno se envolver com a produção do conhecimento é que faz a diferença. Como diz Forquin (1993), a escola é também “um mundo social” que tem características próprias, seus ritmos e seus ritos, sua linguagem, seu imaginário, seus modos próprios de regulação , transgressão, seu regime próprio de produção e gestão de símbolos” (pg. 167).

Nesse sentido, construir um mundo social capaz de identificar as características próprias de quem o freqüenta, conhecendo especificamente a sua cultura, as suas formas de manifestações, organização e sua arte é fundamental. Pois segundo Elsie Rockwell ao afirmar que “a escola não é seguramente a mesma em todo o mundo capitalista”, que, apesar de estar inserida “num movimento histórico de amplo alcance, é sempre uma versão local e particular neste movimento”( 1989, p.11).

Partindo desse pressuposto, é possível pensar a importância da sala de aula e das experiências proporcionada para e pelos alunos através do conhecimento e de suas especificidades locais e os possíveis movimentos educacionais.

Dirléia Mathias